Outrora

Para alguns lugares eu não deveria voltar. Apesar da saudade, apesar da nostalgia, apesar das insistentes lembranças.

Aquela casa, aquele jardim, as lesminhas em cima do muro, os passarinhos saltitando no chão, a rede balançando ao vento, a terra batida e arrastada pelos meus pequenos pés, as folhagens que ultrapassavam a minha altura, o bandolim tocando ao longe, o chá quente, o cheiro de pó de arroz. Guardo tudo isso em uma memória sem compartimentos, sem arquivos e sem divisórias.

Assim, misturadas, minhas lembranças resolveram despertar sem motivo. Acordaram no meio da noite, levantaram violentamente do ninho, do cantinho do cérebro que pensava já não funcionar. Lembranças que de repente esperneavam, vivas como nunca. Recordações de finais de tarde dourados, de infância fresca.

Foram essas espevitadas que me fizeram tomar a decisão de voltar àquele lugar. O coração pressentiu o reencontro, pulando lá no seu lugar com pulso forte. As lembranças, então, se agitaram, percorrendo meu cérebro em ritmo de maratona, bagunçando as gavetas e abrindo os armários. Recusavam-se a dormir, me obrigando a buscar o remédio de que tanto precisavam.

Eu voltei. Mas as lembranças se magoaram. Pensaram que iriam se olhar no espelho e se verem coloridas. No presente, porém, apenas tons de sépia refletidos. A casa parecia tão menor! O jardim se fora e, com ele, as lesmas e os pássaros. Para quem foi deixado o bandolim? E ninguém mais havia para passar pó de arroz.

Sem o chá quente, minhas lembranças choraram até dormir.

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Outrora

  1. Leda

    Filha, esse seu texto é um dos que mais me comove porque minhas lembranças choram até hoje quando passo naquela esquina que parecia eterna.

Deixe um comentário

