(Nem) Aqui e (nem) na China

Ouvi um dia dizerem que, na Itália, as sandálias Havaianas custam em torno de 120 reais. E que, claro, somente os ricos as compram, para usá-las em seus passeios e visitas. Como dizem os jovens, é fashion. Também fiquei sabendo que, nos Estados Unidos, os gringos usam sandálias com meias e saem assim, meio esquisitões, numa boa. Vão à praia, tomam sol; ficam como pimentões de canelas brancas. Ao contrários dos escoceses, que ostentam suas canelinhas porque adoram usar saiotes xadrezes chamados kilt.

Com todas essas informações, pensei aqui com os meus botões que sou um cara que nunca inventou moda. Precisaria ser muito criativo e, quase aos cinqüenta, já passei dessa fase. Mas, aí está: estou com quase meio século de vida e nunquinha saí dos padrões. Por isso, quando recebi o convite para aquela festinha de executivos onde o preto sempre cai bem, resolvi inovar.

Quando apareci na festa, todos pararam para me olhar. Percebi a mocinha da contabilidade cravando os olhos nas minhas meias vermelhas e creio, até, que as cumprimentou.

– Boa noite…Como vai…é…senhor…

– Antunes!

E amarelou o sorriso.

Perto da mesa de frios, o meu blazer verde (limão) causou alguns problemas nos olhos de meu chefe, que piscava e os coçava sem parar.

– Antunes, é você?

– Não está me vendo bem, chefe? Conheço um ótimo oftalmologista que pode dar um jeito nisso.

E franziu a testa.

A mais simpática foi a secretária. Quando reparou no kilt que eu estava vestindo, contou toda a sua origem escocesa e disse como se orgulhava de ver alguém como eu propagando a tradição. Na verdade, só ouvi até essa parte. Estava meio preocupado que, com as meias, as fivelas da sandália arrebentassem.

De um em um, todos repararam no velho Antunes, como há muito tempo não faziam. E, para ser sincero, me senti mais jovem e até mais bonito. Não me importei ao ouvir um comentário feito em voz alta:

– O ridículo também chama a atenção.

– Eu não vestiria isso nem aqui, nem na China!

E fui correndo pesquisar o que os chineses costumam vestir.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

